Páginas

domingo, 2 de março de 2014

8º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mt 6,24-34)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso?
E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?
Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.
Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.
Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Queridos irmãos e irmãs, a liturgia de hoje nos prepara intimamente para a Quaresma. Nesse tempo carnavalesco onde os jovens caem na folia e não lembram do sentido real de estarmos aqui na terra. O Evangelho de hoje que vamos refletir nos convida a conversão, acredito que Jesus quer nos mostrar através dessa passagem que devemos ter equilíbrio, um equilíbrio que tanto a Igreja nos ensina, um equilíbrio na nossa vida, no nosso comportamento.
O primeiro versículo já diz: “Ninguém pode servir a dois Senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ás riquezas.” Mt 6,24. Isso mostra que Jesus quer que possamos ter Deus como centro da nossa vida, não deixando o Senhor num cantinho de parede, e sairmos em busca do alimento para nosso ego, porque Deus não anda com a vaidade, ganância e o individualismo, pois não tem como viver com os dois, com Deus e os prazeres satisfatórios para a nossa egolatria e a busca excessiva pelos bens materiais.
O tempo que vivemos é o tempo da correria, a busca daquilo que acreditamos que é fundamental para viver, antigamente as pessoas viviam com o básico, o necessário, hoje o necessário para nós é aquilo que dá para viver sem, mas é confortável termos, e existe uma preocupação anormal com as roupas que vamos vestir, com o batom que vamos colocar nos nossos lábios, a preocupação das donas de casa em deixar o piso brilhando, de não ir a Santa Missa porque não dá tempo colocar o almoço no fogo.
Deus não nos chama ao comodismo e esperar apenas por Ele, mas nos chama a confiar Nele, a esperar Nele é acreditar na providência. Essa passagem do Evangelho pode ser destorcida por muitos e fazer pensar que Deus está nos mandando apenas ficar sentadinhos que Ele vai fazer tudo, não é isso. Ele nos chama a vivermos o menos: menos preocupações, menos vaidade, menos exageros e mais confiança no Senhor. Deus, queridos irmãos, não trabalha em cima da ansiedade humana, Deus é um Deus ciumento, e não gosta de ser deixando de lado, gosta de presentear seus amados filhos com o melhor que possa existir, um exemplo disso é a natureza, os pássaros e as flores, olhe como tudo é bonito, Deus quer nos deixarmos bonitos, deixarmos radiante de uma beleza que não vai exigir preocupações, pois Ele deseja cuidar de cada um como uma flor que se abre com o brilho do sol, Deus anseia se vê cada vez mais estampado na gente.
Caros, é evidente que muitas vezes deixamos de conversar com Deus, deixamos o nosso relacionamento com o Senhor de lado para buscarmos outras coisas, é a resposta mais comum da falta de diálogo com o Pai quando essas pessoas são questionadas: a falta de tempo e os problemas familiares. Nesse Evangelho somos questionados pelas preocupações que deixamos invadir a nossa vida. Porque será que nos preocupamos com o comer, beber e vestir? Analisando, percebemos como ocupamos nossa mente com bobagens e deixamos muitas vezes de pensar em Deus para nos entregar as nossas apreensões, estamos cada vez entregues ao consumismo, e quando não se tem equilíbrio não é sadio e nem vem de Deus, viver com pouco hoje é fora da realidade para muitos, mas é o que Jesus nos ensina, como disseram: O estilo de vida de nosso Mestre é simples. Ele não precisa de muito para viver e o que tem é para partilhar. Sem dúvida, viver deste jeito nos dias de hoje é uma profecia! E como Cristãos, buscamos viver com mais simplicidade, amar mais, confiar mais no Senhor, e deixar esse Evangelho fazer parte da nossa vida, nos invadir e sermos essa profecia viva.
Nossa Senhora de Medjugorje nos pede que essa passagem do Evangelho seja refletida todas as quintas feiras, pois é uma passagem que reflete muito a nossa realidade... Uma vez questionada, perguntaram a Nossa Senhora porque você é é tão bonita, e ela respondeu: “Porque eu Amo, ame que vocês ficaram lindos, a beleza interior reflete a exterior, seja limpos e bonitos dentro de vocês, que isso vai refletir no exterior”.
Não adianta sermos feios no coração e termos uma aparência fisicamente bonita através das plásticas, tratamentos caros de beleza, e nossas atitudes com a relação a Deus são as piores e feias.
A Igreja nos ensina em nome de Jesus o viver hoje, não se preocupem com o dia de amanhã, basta vivermos cada dia com suas próprias dificuldades.
Quarta-Feira de Cinzas se dá início a Quaresma, 40 dias em busca de nos tornarmos pessoas melhores, uma preparação para a páscoa, ressuscitarmos como Jesus. Vamos fazer juntos com a Igreja renuncias daquilo que nos afasta de Jesus, é hora de deixar a roupa velha e vestirmos uma roupa nova dada pelo Senhor, e esse tempo é bem propicio para isso. Venha, Jesus te espera, as portas da Casa Dele estão abertas para te receber.
(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário