Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014


II Domingo do Natal
Evangelho (Mt 2,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
 — Ele está no meio de nós.
 — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.

Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Irmãos e irmãs, é importante destacarmos com uma breve Leitura Orante o Evangelho de hoje, o primeiro passo é ler, ler e ler, para compreendermos o acontecimento, e  fazermos essa pergunta: o que o texto nos diz? Fazendo uma breve analise sobre a passagem, fica mais fácil entender a mensagem de Deus, para depois entendermos o que Deus nos diz através da palavra e colocarmos em pratica.
O Evangelho de hoje relata a trajetória dos reis magos em busca do menino Jesus, saíram do Oriente, peregrinaram até chegarem a Jerusalém no tempo de Herodes, perguntando imediatamente onde estava o recém-nascido, o Rei dos Judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem, deixando o rei Herodes e toda a cidade de Jerusalém alarmada, Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, para perguntar onde o Messias deveria nascer sabendo a resposta disseram: “Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: ‘ É você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá o Chefe, que vai apascentar Israel meu povo’”. Investigaram também o tempo exato que a estrela havia aparecido, e depois mandou os magos a Belém, em busca de informação sobre o menino. Os magos partiram seguindo a estrela até que parou onde se encontrava o menino, deixando-os muito felizes. Entrando aonde o menino se encontrava, viu o menino com Maria se ajoelharam diante Dele, prestaram homenagem, e deram presentes: ouro, incenso e mirra. Foram avisados em sonho para seguirem outro caminho, sem voltar a Herodes.
Essa passagem é bastante simples, mas existe uma grande riqueza de detalhes, que nos deixa querendo mergulhar na compreensão da mensagem pessoal que Deus nos mostra através dessa passagem. Jesus nasce na menor das cidades de Judá, mostrando que Deus não escolhe os lugares pela beleza e tamanho dos olhos humanos, isso já quebra a mentalidade dos homens que olham para a direção daquilo que se destaca mais, brilha mais, perdendo a oportunidade de olhar mais como Deus, ver beleza no pequeno onde não existe beleza para os olhos humanos, dar oportunidade para os menores como Deus deu e continua dando.
O que me deixa intrigada, é a peregrinação dos magos, saírem do Oriente em busca do Rei, diferente do povo de Israel, os doutores da lei e os sacerdotes mesmo conhecendo a escritura fizeram vista grossa para o nascimento do Rei, o Rei que eles esperavam; o Rei que os profetas profetizavam, o menino recebeu visitas vindas do Oriente, mas não recebeu visitas do “seu povo”,
 - Acredito que o nascimento de Jesus se tornou uma ameaça para o estilo de vida que tinham na época, não foi bem acolhido o Nascimento do Menino, foi algo desesperador para os chefes dos sacerdotes, doutores da Lei e Herodes que tinha medo de perder seu trono, pois não fizeram festas e não levaram presentes. Sabemos que a intenção de Herodes era se livrar do Menino, pois tinha medo de perder seu trono, o seu reinado para Ele, só que Ele não entendia o tipo de Rei que Jesus seria. E nós acolhemos Jesus? Ou somos os chefes dos sacerdotes, doutores da Lei ou Herodes, que tinham medo de perder seus espaços? Ou somos mais os magos que saíram em busca do menino seguindo uma estrela como sinal?
Era essa estrela que guiava o caminho para os magos, hoje vejo a Igreja como essa estrela, uma estrela que mostra e leva as pessoas até o Senhor. Foi a Igreja a estrela que me guiou até Jesus, um Jesus Redentor, Salvador e Sacramentado, e hoje sou feliz por isso... Deixe a Igreja Católica ser essa estrela que guia seu caminho até o Menino Salvador, só precisa abrir o coração e se encher de humildade, pois nessa caminhada aprende a Amar cada vez mais esse Menino, e alegria que os magos sentiram também vamos sentir, ao chegarmos ao encontro.
Nesse dia da Epifania do Senhor, na qual Jesus apareceu e se manifestou a todos os homens como Luz divina, e muitas vezes nós não permitimos nos envolver nessa Luz, e deixamos as trevas nos envolver que e a escuridão que o “mundo” pode nos levar, nos fazendo perder o foco principal da Nossa Vida, que é: Refletir a Luz daquele que nos iluminou, e quer continuar sendo a nossa luz.

-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
-Para Sempre Seja Louvado
(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário