Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

V Domingo da Páscoa

Evangelho (Jo 14,1-12)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
 
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
O Evangelho de hoje nos traz o Pai e o Filho como um único Deus, ou seja, Jesus afirma aos seus discípulos que o Pai está Nele e que Ele está no Pai, no entanto, Tomé e Filipe ainda insistem em querer ver o Pai, como se a presença de Jesus não lhes fosse suficiente. Na verdade, eles não entendiam o que Jesus lhes dizia, apesar de andarem com Ele e ouvirem Suas palavras, eles mantinham o coração fechado; embora tenham aberto o coração ao darem o primeiro passo seguindo Jesus, por diversas vezes, esses e os outros discípulos tiveram seus momentos de dúvida.  Sabemos que esses dois discípulos derramaram seu sangue em nome de Jesus e que espalharam a boa nova pregando o Evangelho, no entanto, houve seus momentos de queda. Os discípulos são a prova viva do que chamamos de conversão. Para muitos, a palavra conversão significa um passo único que após dado o mesmo está salvo, no entanto a conversão é uma prática diária, o primeiro passo é seguir Jesus, como Ele mesmo diz “O Caminho, A Verdade e A Vida”, depois orar, ler a Sagrada Escritura, ajudar os outros, pregar o Evangelho... No entanto, haverá momentos de queda, dúvidas, medos, receios, momentos que aparentemente não ouvimos a voz de Jesus; contudo, precisamos resgatar o primeiro passo: se voltar para Jesus, ou seja, encontrar o Caminho;  e a força que nos impulsiona é o Espírito Santo, que junto ao Pai e ao Filho formam o nosso Deus. Para todos nós que buscamos a conversão diária e consequentemente o amadurecimento na fé, é que Jesus e o Pai nos mandaram seu Espírito Santo, o mesmo Espírito que impulsionou os discípulos e expulsou os seus medos, tornando-os fiéis e merecedores de uma morada na casa do Pai, morada essa que Jesus nos revelou que está preparando para todos nós e que prometeu vir nos buscar quando esta estiver pronta. Um dia vi na televisão uma imagem pintada de um jovem que chegava ao Céu e era recebido por Jesus com um abraço e um sorriso; aquele desenho me impressionou bastante, aquele pintor teve uma sensibilidade incrível ao expressar tão lindamente a recepção calorosa de Jesus conosco. Apesar de já ter visto inúmeros desenhos nunca mais vi aquela pintura, mas sempre me lembro com emoção e é ela que vem a minha mente quando leio essas palavras de Jesus, prometendo-nos uma morada na casa do nosso Pai, com uma recepção calorosa onde Ele nos abraça dizendo “seja bem vindo, eu esperei ansiosamente por você!”.
(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário