Páginas

domingo, 25 de maio de 2014


VI DOMINGO DA PÁSCOA

Evangelho (Jo 14,15-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 
Irmãos e irmãs no Evangelho de hoje Jesus ensina aos discípulos dizendo: Se me amais guardarias os meus mandamentos, e eu mandarei outro Defensor, para que permaneça sempre convosco que é o Espírito da Verdade e Ele permanecerá dentro de vós.

Essa passagem nos remete a pensar que Jesus não abandonou os discípulos quando voltou ao Pai, da mesma maneira Ele fala para nós, o Espírito estará com todos aqueles que seguem os mandamentos, Jesus não se refere nessa passagem que o Espírito ficaria apenas com os discípulos, mas deixa a entender que todos aqueles que seguem os mandamentos o Espírito será enviado, o Paráclito como a presença Paterna de não nos deixarmos órfãos.

Quem ama obedece, ouvi muito essa expressão, e essa passagem nos leva pensar: Quem obedece e segue o que Jesus ensina ama Ele. Um amigo de verdade e nossos familiares sempre vai nos mostrar o melhor caminho, e Jesus nos mostra o verdadeiro caminho que nos leva a salvação, Ele ensina: Quem acolhe os meus mandamentos e os observa, esse me ama (Jo 14, 21).

E nós estamos realmente amando Jesus? Acolhendo o que Ele nos ensina? Ouvir e conhecer não são o mesmo que seguir. Podemos conhecer a Palavra de Jesus, mas também podemos apenas sermos conhecedores e não seguidores.

A Sagrada Escritura sempre foi e é o meio de conhecer e seguir Jesus, é o “manual” de um Cristão, por isso a Palavra tem poder quando é proclamada e acolhida com o coração, Ela é capaz de transformar a vida do ser humano, devemos conhecer de uma forma integra não distorcendo os ensinamentos de Jesus, não sendo leitores fundamentalistas, mas leitores que conhece esse Jesus que se mostra pelo os Evangelhos sinóticos e o Evangelho de João, um Jesus libertador, que ama, acolhe, perdoa e ensina com sua pedagogia uma maneira sempre nova de nos transformar.

-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Para Sempre Seja Louvado.

 

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário