Páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

IV DOMINGO DO ADVENTO 

Evangelho (Mt 1,18-24)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

-Palavra da Salvação

-Glória a vós, Senhor

O Evangelho diz claramente a origem de Jesus, que sua mãe era uma jovem prometida em casamento a um homem chamado José e, antes deles viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo e José por ser justo, e não querer denunciar Maria, ia abandoná-la em segredo. Mas o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
Pouco sabemos da vida de São José antes do casamento com a virgem Maria, mas o Evangelho fala no lado justo de José, cumpridor da lei, teve a preocupação de pensar em não denunciar sua noiva mesmo sabendo as leis rígidas do judaísmo da época, que a jovem Maria poderia ser apedrejada por saberem que ela estava grávida.

Tem uma música de Padre Zezinho que se chama meu Bom José que diz: “Você podia ser simplesmente, ser carpinteiro e trabalhar, sem nunca ter que se exilar, e se esconder com Maria, meu bom José você podia, ter muitos filhos com Maria, e teu oficio ensinar, como teu pai sempre fazia”. José disse sim a Deus, sim para essa missão de ser um pai de Jesus, e ser esposo de uma jovem, mãe do Salvador, ele queria ser feliz com sua família, com Maria e Jesus, e foi, pois eles se amavam demais.

José ouviu Deus e aceitou ser Pai do filho seu, um homem simples, simples José, como o seu nome, homem trabalhador, sustentava sua família com uma profissão de carpinteiro, ensinado também ao filho de Deus. Homem que estava sempre a caminhar para onde Deus lhe enviasse, homem peregrino, que estava sempre em prontidão, esse era o Bom José.

O que mais me admira nesse homem, que mesmo dormindo, ouviu a voz do Senhor, e se levantou para cumprir a vontade de Deus, e nós, muitos vezes nem acordados queremos ouvir o chamado do Senhor. Pensemos um pouco nisso, ouvir Deus e colocar em prática os seus projetos como José fez.

Vi uma criança dizer: Quando crescer, quero ser como José exemplo de pai e de marido. Que realmente esse homem seja um exemplo a ser seguido de esposo e de pai para todas as gerações, que esse modelo nunca seja antiquado para os jovens, pois todo aquele que faz a vontade de Deus, sempre será exemplo a ser seguindo. E José é um exemplo a ser seguindo.

Eu observo como nós seres humanos estamos ligados às coisas do mundo, querendo e buscando um estato na vida, fazendo nossos próprios planos sem consultar a Deus, sem perguntar o que queres de mim, Senhor? Sem ter coragem de dizer um simples sim a Deus, um sim de ajudar a quem precisa, renunciar, sair da nossa zona de conforto para proteger alguém. José foi homem para isso, na simplicidade do sim a Deus mostrou para a humanidade um exemplo de família, que não precisa ser rico financeiramente para ser feliz, e sim buscar a verdadeira riqueza que uma família pode ter Deus e Amor.

Nesse quarto domingo do Advento do ano A, vivemos a espera do nascimento de Jesus, e que possamos nascer com Ele, como sempre a Igreja nos ensinou: Esperar com Maria e nascer com Jesus, nos renovando e construindo um novo ser dentro de nós, e sermos luz para o mundo anunciando esse Belo Jesus que tanto nos ama.


-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

-Para sempre seja louvado.

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário