Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013



 I Domingo do Advento 



Evangelho (Mt 24,37-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


O Evangelho nos diz claramente que Jesus voltará de corpo e alma. Para explicar Sua volta, Jesus nos dá dois exemplos: primeiro, o dilúvio, ninguém percebera o que acontecia até que a água veio e os arrastou, estavam comendo, casando..., até que o momento final chegou; no outro exemplo, o ladrão na noite não avisa quando entrará em nossa casa para nos roubar, do contrário, estaríamos preparados sempre e não seríamos pegos de surpresa. E quando o momento de Jesus voltar, os prudentes, ou seja, aqueles que vigiavam, serão levados ao seu encontro, os outros, serão deixados.

E se esse momento fosse agora? Se a volta de Jesus fosse nesse exato segundo, você estaria preparado, seria como Noé ou como os outros que bebiam e comiam? Você seria levado ou deixado para trás?

Nesse momento, Jesus pode está prestes a voltar e talvez nosso coração, nossa casa interior, esteja abandonado, talvez estejamos deixando o mal habitar dentro de nós e ali, permitindo que o inimigo destrua o nosso ser e, nós, os donos da casa, nos descuidamos, como as cinco virgens imprudentes (que o noivo chegou e já era tarde para conseguirem o óleo), e agora o ladrão entrou e levou tudo, o dilúvio começou e não há mais como salvar-se. Precisamos está prudentes, esperando, vigiando, como as cinco virgens prudentes, agindo de acordo com a Sua Palavra, orando, fazendo o bem, blindando a nossa casa interior contra as coisas do inimigo, temos que construir a nossa arca e entrarmos nela, para quando o ladrão chegar, estarmos a espera.

Lembro que quando eu era criança, juntei moedas para comprar um álbum de figurinhas, quando o comprei, juntei mais moedas para comprar as figurinhas; ia todos os dias a mercearia, mas o dono sempre dizia: “só amanhã”, ouvi isso por uma semana e no fim, pensei: “hoje eu não vou, com certeza, não chegou ainda”. No outro dia, o dono me viu passar e perguntou: “onde você estava ontem? As figurinhas chegaram, como você não veio, vendi todas. Agora só mês que vem”, passei o resto do mês arrependida por não ter ido naquele dia comprá-las. No mês seguinte, comprei todas que pude e como fiquei feliz.

Jesus já veio e prometeu voltar, mas Sua segunda vinda vai ser definitiva, Ele não virá um dia, sairá e voltará no mês seguinte, por isso, como Ele mesmo nos avisa: “Fiquem vigiando”.

Faça um exame de consciência agora, antes que seja tarde, reavalie sua vida. Talvez, Jesus não tenha vindo até agora porque está só esperando você voltar-se para dentro e expulsar o que te afasta D’Ele, talvez, Jesus esteja querendo te ajudar a blindar sua casa interior contra o mal para quando Ele voltar, assim como o ladrão na noite, o encontrar vigiando e o levar consigo.

(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário