Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

Batismo do Senhor

Evangelho (Mt 3,13-17)

 — O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.

 Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”.
Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

 — Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

 O Evangelho narra o batismo do Senhor Jesus; depois de sair da Galileia e chegar ao rio Jordão, Ele pede a seu primo João que O batize. Já discutimos durante o Advento sobre a missão de João e aqui, mais uma vez, este se mostra pequeno diante da grandeza de Jesus, chegando a dizer que não pode batizá-Lo, mas que Jesus é quem devia batizá-lo. No entanto, Jesus afirma que as coisas devem seguir como estão para que se faça cumprir a justiça, ou seja, a vontade de Deus. Após ser batizado por João, o Espírito Santo desce como pomba e pousa sobre Jesus e a voz de Deus afirma que sim, que Este Homem, Esse humilde Galileu é mesmo Seu Filho, Filho amado que agrada ao Pai fazendo Sua vontade. Assim, o que Jesus disse antes a João “cumprir a justiça”, o próprio Deus confirma ao dizer que Este Lhe agrada. Já sabemos o que Jesus fez após o Seu batismo: serviu fielmente ao Pai, realizando o projeto salvador que Deus havia planejado ao longo dos anos, desde o pecado cometido por Adão e Eva.

A nossa missão como batizados é a mesma de Jesus, sermos fiéis à vontade do Pai ao projeto salvífico de Deus. Nossa vida na terra deve ser para cumprir a justiça, como batizados temos que e deixar o Espírito pousar sobre nós e comprometermo-nos com Deus, agir como Jesus agiu no Testemunho e nas ações. Será que se parássemos um segundo toda vez que fôssemos tomar uma decisão e pensássemos: “Como Jesus agiria no meu lugar agora?”, cometeríamos tantos erros? Com certeza não, pois Ele não estava perdendo tempo em julgar as pessoas ou fazendo fofocas nem guardando rancor... Jesus não passava a mão na cabeça das pessoas, mas com Sua forma de acolher salvou muitos daqueles que pareciam ser os piores. E é esse Jesus que nós batizados temos que seguir e anunciar aos demais: acolhendo, ensinando e agindo de maneira justa para um dia quando encontrarmos o Pai possamos também ouvi-Lo dizer: “Este é o meu filho amado!”.

Eu me lembro do dia do meu batizado: eu tinha quase 11 anos e passei por uma preparação de cerca de um ano chamada Catecumenato e sabia da importância que era receber este Sacramento. Eu me senti muito feliz ao receber a água sobre a cabeça e sempre que somos aspergidos com água benta nas Celebrações ou renovamos as promessas batismais, é desse momento que lembro. João foi humilde ao batizar Jesus e essa humildade deveria ser algo ensinado a todos os batizados para nunca esquecermos que recebemos não apenas a água na cabeça (o que por si só já é importante, já que este gesto apaga o pecado original), recebemos também uma grande missão que é ser sal da terra, luz do mundo e membro da Igreja. Eu sei que muitos não se lembram do seu batismo, pois eram bebês ainda, mas não importa, comece agora um batizado de verdade, deixe-se impulsionar pelo Espírito, haja de acordo com o plano de Deus para quando o Pai te encontrar possa dizer orgulhoso: “Este é o meu filho amado, no qual eu pus o meu agrado!”.
(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário