Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2014


2º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Jo 1,29-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Queridos irmãos e irmãs no Evangelho de hoje João anuncia e apresenta Jesus para o povo, sendo a seta apontada para o Filho de Deus. João ao fazer isso tem plena certeza dada por Deus que Jesus era o último cordeiro a ser imolado, o último sacrifício e o último a ser ofertado pela remissão dos pecados, o Agnus Dei (Cordeiro de Deus). João tinha plena convicção, pois o próprio Deus o tinha dito: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo” (Jo. 1,33). É bom deixar entendido que o nascimento de João, foi anunciado no Antigo Testamento, muitos acreditavam que ele era o profeta Elias pelo o estilo de vida parecido. João nasceu para ser precursor do Messias, o enviado para preparar o caminho, dando o testemunho da luz, pois apontou e gritou Cristo para a humanidade:Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). O nome de João que significa “Deus se mostrou misericordioso”, mostra a misericórdia de Deus em nos mandar o último profeta para anunciar o cordeiro, que salvou a nossa vida. Resumidamente, João Chama Jesus de cordeiro porque os hebreus ofertavam cordeiros machos para Deus, em prol do perdão dos pecados, era um ritual prescrito pela Lei de Moisés, suspostamente um modelo daquilo que o Filho do Homem ia fazer, pois só Jesus poderia tirar os pecados do mundo, aceitando derramar seu sangue.

O Evangelho mostra a pequenez de João perante Jesus. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim (Jo. 1,30) João com essas palavras prega para o povo, que Jesus era esse cordeiro que ia abrir as portas dos céus, era o próprio Deus, pois sempre existiu, era o homem que o povo estava esperando, a promessa de Deus se realizando. João com toda a sua força chama o povo para conhecer o cordeiro, com sua voz ecoando no deserto pregava que viu o Espírito Santo descendo sobre Jesus.

João ouviu a voz de Deus, e conhece Jesus como o Filho Amado do Senhor, e deu testemunho que se procede até o tempo atual. E você dá testemunho de Jesus? O cordeiro que se faz presente em toda Santa Missa, o cordeiro que morreu pelo perdão dos seus pecados? Uma vez ouvi um jovem falar uma bobagem, que talvez nem fosse necessário comentar, mas esse jovem disse: “Eu não pedi que morresse por mim, morreu porque quis.” Esse jovem dar testemunho de um Jesus que não existe na vida dele, de um Jesus que Ele não conhece como o sacrifício de estarmos aqui hoje. E nos deu o batismo do Espírito Santo, nos deu a salvação, pois esse Cordeiro se colocou como sacrifício para todas as gerações. Muitas vezes com a correria do dia-a-dia, não pensamos que o Santo dos Santos se doou para todos, e nós pouco nos sacrificamos e pouco pensamos Nele.

-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Para Sempre Seja Louvado.

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário