Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Romanzi di vita (Romances da Vida )


Quando lemos um determinado livro ou assistimos a um filme na maioria das vezes existe aquele casalzinho vivendo um romance, seja proibido, escondido ou impossível, mas tem que existir algum motivo para desenrolar a história. Deparamos com romances da TV de pessoas que se dizem cristãs, mas, agem como não se fossem. Filhos frutos de apenas um romance, construído em apenas um momento sem continuidade, traições e orgias. Será que é correta a falta de pudor? Não foi isso que aprendemos com a Cristandade e não é isso que queremos viver, um romance por apenas uma noite, perdendo totalmente o sentido do que é ter uma família, de valorizar o seu corpo, e não se entregar a uma pessoa que deixa você de lado depois de uma noite. Nascemos para conquistar e sermos conquistados e esses valores estão sendo esquecidos, pois vivemos a época em que tudo é fácil e liberado.

Refletindo histórias de alguns romances Bíblicos, senti amor e dedicação que os casais mostravam um para o outro, mesmo como todas as dificuldades da época. A delicadeza da mulher, especificamente Sara esposa de Abraão que nunca o abandonou, mas, sempre o acompanhava em sua missão saindo da zona de conforto e vagando no mundo sem terra própria. Romance também é renúncia e foi isso que Sara fez quando entregou Agar a seu marido, porque não podia ter filhos, parece loucura, mas para ela foi um ato de amor, pensando nele e esquecendo-se dela. Como posso esquecer-me da procura incansável do servo Eliéser para encontrar uma esposa para Isaac, que fosse bela e generosa, e Deus colocou no caminho Rebeca que foi levada diretamente para Isaac onde foi amor à primeira vista.

Outro Romance que me chama muito atenção é o de Jacó com Raquel, o primeiro beijo relatado na Bíblia, Jacó amou Raquel e trabalhou durante sete anos para tê-la como esposa, terminando o prazo, não a recebeu, mas sim, Lia irmã mais velha de Raquel, então trabalhou mais sete anos para seu tio, e por fim recebeu Raquel como esposa Gn 29, 20-27. A perseverança e a espera do amor de Jacó pela jovem Raquel pode se dizer que é o Kairós, o tempo de Deus, agindo na vida desse casal, que soube esperar no Senhor. Imagine a bela Raquel ver o seu amado com sua irmã apenas para seguir uma lei, que a irmã mais velha tinha que casar primeiro, a ainda respeitar e conviver com isso.

Assuero e Ester, homem Rei que ficou apaixonado pela órfã que saiu do meio dos oprimidos e virou rainha. O amor e o zelo que Assuero tinha por Ester é admirável, ele sempre querendo agradá-la e fazê-la feliz, no início talvez ela não o amasse, mas com certeza foi conquistada pelo carinho e amor que Assuero tinha por ela, lógico que no inicio o que chamou atenção do rei foi a sua beleza, mas com o tempo ele passou a confiar nela, pela maneira que ela o tratava, e pela sabedoria da conquista que ela tinha, sem deixar a sua fé de lado. Ele amou Ester mais do que todas as mulheres Est 2, 17.

O medo que Tobias sentiu de morrer quando o anjo Rafael disse que era para ele se casar com Sara. Só que quando o Anjo falou dela, ele ficou enamorado que seu coração não conseguia separar-se dela Tb 6, 19. Mas não desistiu, continuou a caminhar, enfrentou o risco de ser mais um dos maridos de Sara, de morrer na noite de núpcia, esqueceu o seu medo e com fé e amor a recebeu como esposa, e suplicaram a Deus juntos, para ela ser libertada, e viverem o matrimônio do amor para sempre.

A Fé de Isabel e a sabedoria de Zacarias, que mostra a todos que o amor não tem idade, e não tem limites, pois vem de Deus. E buscavam viverem todos os mandamentos do Senhor, sendo justos e fieis até o último suspiro de vida.

Cada romance tem a sua moldura, cor e tamanho. Romance não é padrão, porque Deus não é padrão, não existe um modelo a ser seguindo, para cada casal Deus tem um plano, e tem uma maneira de trabalhar, e não existe casal perfeito, o amor é perfeito, pois vem de Deus, mas quem sente esse sentimento não é perfeito. Todos os romances sofrem dificuldades, não pense que as histórias citadas acima não existiram dor e sofrimento, pois existiu sim e muitos, só que não permitiram que os problemas fossem maiores do que a união.

Não devemos ficar desesperados a procura de uma pessoa, quem é solteiro sirva a Deus, que no momento certo alguém enviado por Ele vai aparecer, e viver o romance da maneira que Deus quer.

Devemos deixar Deus nos guiarmos para não vivermos um romance passageiro, mas, sim eterno.
(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário