Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014


6° Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37)

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.

Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ´cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
-Palavra da Salvação
-Glória a Vós Senhor

 O Evangelho de hoje nos alerta sobre a conversão, pode-se dizer que nos convida a seguir os mandamentos de uma forma diferente do Antigo Testamento, nos convida a nos interiorizar, nos chama a uma conversão por inteiro não apenas comportamental, pois Deus não quer apenas uma conversão externa como: atos bonitos, caridade, alto controle e gentileza aparente, mas que o nosso coração esteja muito ligado com o pecado. Jesus quebrou as regras, as leis dizendo “Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. Os fariseus e os doutores da lei sempre seguiram as leis de comportamento, seguindo toda a tradição judaica, mas o pecado consumia os seus corações, por odiar, julgar e desrespeitar intimamente o próximo.

Jesus vai mais profundamente e nos mostra uma nova pedagogia, que nos ensina olhar mais o coração e não apenas atos. Hoje, muitos de nós, olhamos ainda apenas o comportamento das pessoas e não lembramos que o importante é o coração. Não matarem as pessoas com palavras, com gestos pecaminosos, usar da boa vontade do próximo e depois descartar, ter alto controle para não falar mal de uma pessoa, mas seu coração já está falando e matando partir do momento que você alimente aquele desejo e fique fuzilando aquele irmão com olhares e pensamentos.

Jesus também nos lembra do nono mandamento, Ele nos diz diretamente que o adultério não é apenas o ato, mas sim também aquilo que o seu coração desperta, o desejo dos olhos ao cobiçar aquele homem ou aquela mulher [...]. Hoje as pessoas ainda pensam que olhar e o desejo por outra pessoa sendo comprometido se não houver a troca o toque não é traição, não é adultério, mas Jesus nos mostra que sim, vejo casais dizendo que nunca traiu, apenas sentiu atração por tal pessoa, e quis ter, mas não consumou... Irmão e irmãs isso também é adultério cometido no seu coração. E nós já cometemos adultério com alguém fazendo que a falta de confiança e a decepção deixasse o coração de alguém triste? O adúltero também trai amigos e familiares.

Uma palavra que sempre ouvimos é o juramento, pessoal dizem: Eu juro, apenas para que sua palavra seja aceita como verdade. Mas Jesus nos ensina que apenas precisamos dizer sim quando for para dizer sim, e não quando for para dizer não, e não jurar desnecessariamente, apenas precisamos ser verdadeiros isso basta para Deus. Quando juramos demostramos que a nossa verdade está corroída por faltas de verdades, Deus quer apenas sim ou não das coisas.

Seguir essa pedagogia de Jesus nos interiorizar, nos educar intimamente, não cometer o pecado no nosso coração é uma conversão difícil, mas é a que vale para Deus, Ele não quer que nós seus filhos vivêssemos de aparências, usando palavras bonitas, falando de conversão, mas o que importa se o coração está matando e cometendo adultério, sendo mais fariseus e menos Jesus.  Por isso Jesus nos fala que muitos têm pele de cordeiro mais é um lobo, isso é viver de comportamento, se veste por fora, mas esquece de vestir o coração de Jesus.

Jesus com essa nova pedagogia foi jugado pelos fariseus por querer banir a Lei de Moisés, mas Jesus mostrava que não adiantava ter um comportamento seguindo as leis apenas para controlar, e não seguir as leis também no coração, deixar o interior poluído com a maior sujeira que existe que é o pecado.

Caríssimos, que possamos nos interiorizar mais, mortificar aquilo que não é bom, fazermos uma faxina dentro de nós, arrumar a casa para que o habitante possa ter uma boa moradia... Vamos rezar pedir a Deus para que possamos nos livrar de tudo aquilo que não agrada a Ele, com fé, força e foco e sem sentimentalismo conseguiremos seguir a pedagogia de Jesus.

-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Para Sempre Seja Louvado.

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário