Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Fé Nordestina

 

A Fé do povo nordestino é a ação maior de uma crença.
Andando nas terras secas nos deparamos com uma procissão: homens e mulheres reunidos, sacerdotes e coroinhas puxando o cortejo, pessoas agradecendo as graças alcançadas com pequenos gestos, mostrando sua religiosidade e sua confiança no Cristo Louvado...
Histórias contadas de Fé são o que mais ouvimos dos nossos avôs... Minha bisavó sempre teve fama de ter uma oração infalível, pois tudo que pedia a Deus era concebido com Graças, tinha uma oração forte e uma Fé inspiradora.
O povo nordestino do sertão que espera em Deus a chuva cair de novo, onde com o terço na mão pede a Virgem Maria intercessões para o gado não morrer de fome e para brotar na terra vida, das novenas rezadas em pequenas capelas na simplicidade pede dias melhores, pede perdão pelos pecados mesmo não considerando que saiba fazer oração.
 
Meu avô que Deus o tenha, sempre teve grande devoção a São Francisco das Chagas, nunca foi em Assis na Itália, mas ia ao Canindé – CE local onde os devotos de São Francisco se reúnem aqui no nordeste é um lugar onde você fica com vontade de ser Franciscano e doar tudo que tem para os humildes que se encontram nas escadas da Igreja. Ele passou toda a sua vida indo com frequência a esse encontro, pois desde jovem prometeu que frequentaria o santuário de São Francisco até o ultimo dia da sua vida, e ele cumpriu. Meu avô sempre foi muito devoto dele, por intercessões graças alcançadas por intermédio de São Francisco das Chagas.

Fotógrafo Vinicius Xavier
O nordestino cresce sendo romeiro, sendo fiel, se reunindo na terra seca em agradecimento pelas graças alcançadas e pela chuva que caiu e o pasto está farto. Romeiro nordestino que reza na escuridão, pessoas simples e de coração cheio de amor de Deus, mesmo com todas as cruzes não reclamam, mas agradece o pouco que tem na mesa. Romeiros nordestinos que deixam a sua terra em busca de uma vida melhor, mas levam consigo sua Fé e a intenção de voltar um dia.
 
Todo nordestino tem uma religiosidade muito forte vindo dos nossos antepassados e a nossa criação, hoje andando pelo sertão nos deparamos com esse nordeste que eu estou falando, um nordeste de casas simples, de pessoas ricas na Fé e de oratórios na sala ou quarto, pessoas que agradecem quando recebem uma visita de alguém que traz a palavra de Deus, é uma festa se reunir na varanda e fazer uma Celebração junto com a família e os vizinhos, que faz o sinal da Cruz quando passa em frente uma Igreja em sinal de respeito ao morador que está lá dentro.
 
Nordestino não lamenta, canta as suas histórias, canta a sua Fé e religiosidade presentes nas canções dos diversos artistas regionais, que tem na raiz essa ligação das dificuldades superadas com a Fé. 
 
(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário