Páginas

domingo, 9 de fevereiro de 2014

5º Domingo do Tempo Comum


Vós sois o sal da terra.

Evangelho (Mt 5,13-16)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

-Palavra da Salvação.
-Glória a Vós, Senhor.


O Evangelho de hoje, começa com seguinte frase: “... disse Jesus”, e nós tão bem conhecemos essas palavras de Jesus, palavras que todo batizado devia tomar consciência e agir de tal forma. São para todos nós, cristãos, que Ele se dirige ao proferir essas palavras; somos nós que devemos ser luz do mundo e sal da terra. Pois a luz de Jesus brilha em cada um de nós e devemos permitir que essa luz transpareça ao mundo de forma total, nos impulsionando a dar testemunho da verdade; somos nós que devemos ser esse sal na terra, temperando a vida uns dos outros, o ambiente em que estamos... Muitos entendem de forma errônea essa passagem do Evangelho e interpreta agindo unicamente para aparecer, no entanto, ser sal da terra e luz do mundo não está associado a grandes cargos e funções dentro da Igreja, consiste em agir unicamente em fazer o bem e seguir seus ensinamentos, vivendo uma vida dedicada ao Senhor e aos irmãos, sendo fiel as escrituras e levando a Palavra aos que não conhecem.

Eu costumo pensar assim, ninguém procura sal no escuro, primeiro acende uma chama ou uma luz, por isso, seja essa luz, ilumine a vida das pessoas aponte o Caminho, desperte os que estão nas trevas, na escuridão, deixe que os olhos das pessoas sejam contagiados com essa luz, para poder dar gosto na vida delas, temperando os corações antes insossos, temperando com o amor que Jesus tem a nos oferecer.

(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário