Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

4° Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lc 2,22-40)
— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.  Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.
Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.  Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
Havia também uma pro­fe­tisa, chamada Ana, filha de Fa­nuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
O Evangelho de hoje nos diz sobre a apresentação do menino Jesus no templo, que era da tradição judaica apresentar a criança primogênita do sexo masculino conforme a lei de Moisés. Como também da tradição tinha que oferecer algum sacrifício, duas rolas ou dois pombinhos. O Evangelho também fala sobre Simeão homem justo e piedoso, e o Espírito Santo estava sobre ele, e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias. Simeão movido pelo Espírito Santo vai até o Templo ao encontro do menino, Simeão reconhece a pessoa de Jesus, reconhece aquela criança como a salvação.
Maria e José ficaram admirados com ação de Simeão.  Simeão abençoou e disse a Maria: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel.”. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. “Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma” (Lc 2, 34). O que Simeão diz aconteceu, caiu à hipocrisia do poder da época, e Jesus reergueu os mais humildes, enfermos e abandonados pela sociedade, Maria mãe do Senhor, a espada foi ultrapassada no seu coração, sentindo dores enormes, e aí onde entra as sete dores de Maria, nos fundamentos bíblicos, dores que muito já foi relatado, buscamos compreender mais esse momento reconhecendo Maria como mártir da alma...
E quanto à profetisa Ana, viúva, nossa essa mulher que tanto serviu a Deus, como eu Geo Feitoza gostaria de ser como ela, ter a disponibilidade e a coragem que ela teve... Vamos tirar essa serva como exemplo, vamos rezar mais, jejuar mais, ter mais tempo para Deus como essa mulher se dedicou de uma forma linda, pode ter certeza ela reconheceu que viver para Deus é a melhor escolha que uma pessoa pode fazer... Você, irmã e irmão, se dedicam as coisas de Deus? Busque se engajar em pastorais, movimentos a obra de Deus precisa de bons servos, olha como Ana servia ao Senhor, pode ter certeza foi assim que ela encontrou a felicidade. Mas vocês podem pensar “isso é coisa daquela época, não acontece mais hoje”, seria uma afirmação errada, pois acontece sim, o mesmo Deus de Ana e Simeão, e esse mesmo Deus que está com todos nós, é esse mesmo Deus aos quais suas obras precisam de trabalhadores.
Hoje possamos nos apresentar a Deus, e dizer: “Estou aqui Senhor, faça de mim a sua vontade”. Apresente o seu coração a Deus, deixe-O fazer parte da sua vida como fez parte da vida de Ana e Simeão, vamos nos envolver com Ele e vamos deixando de lado o que não nos faz bem.

Oremos nesse dia tão especial no 4° Domingo do Tempo Comum pela Igreja, por todos os servos do Senhor, que se colocaram a Sua disposição...
Finalizo deixando uma pergunta. – O que você consagrou da sua vida a Deus?
- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
- Para Sempre seja Louvado.

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário