Páginas

domingo, 30 de março de 2014


IV DOMINGO DA QUARESMA



Evangelho (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Naquele tempo, ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: “Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 Queridos irmãos e irmãs, a liturgia de hoje nos reflete a cegueira e nos conta uma história bastante conhecida do cego de nascença, que vamos refletir no 4° Domingo da Quaresma, que é o domingo da alegria (laetere).
No Evangelho de hoje percebemos um gesto simbólico de Jesus, ao cuspir no chão e fazer lama, e dessa lama fazer o remédio para o cego, sujando seus olhos e limpando com água que simboliza pureza, limpeza, um banho contra a “cegueira”. Jesus se mostra como um Médico dos aflitos, abandonados e excluídos, o exemplo maior foi à cura e a piedade que Jesus teve com esse homem, que é chamado apenas de cego pela sociedade da época. Um homem, apenas um cego que era mal visto pelos fariseus, considerado um pecador, que precisava mendigar para se alimentar, mas Jesus, como sempre foi sua característica de olhar para os excluídos, os desrespeitados pelo sistema e estender a mão, sem ver o dia, hora ou lugar.
Jesus dá a “luz” a esse cego, mas também dá luz para os vizinhos e os fariseus, mas eles não enxergaram, preferiram continuar cegos, e o cego que era considerado pecador e excluído pelo sistema e quase não foi reconhecido pelos vizinhos, voltou a ver, ver o sol , luz, céu, pássaros e principalmente a Salvação, daquele que crer em  Jesus, o médico de todas as cegueiras.
Hoje conhecemos a Sagrada Escritura, temos o direito de ir a Missa ou frequentar qualquer denominação Religiosa, e aceitar uma doutrina, somos livres para irmos para qualquer direção, mas mesmo assim muitos não reconhecem Jesus, não veem Jesus, mesmo Ele se mostrando com suas ações no Evangelho. Queridos, a cegueira também faz parte da nossa vida, podemos conhecer um Jesus distorcido e não ver o verdadeiro Jesus que quer agir na nossa vida, nos preenchemos de milhares de coisas e esquecemos de nos encher de Jesus, nos jogar nos pés Dele como fez esse pobre cego (Jo 9, 38) , que enxergou mais do que todos os considerados “santos” da época.
Então, irmãos e irmãs até que ponto devemos seguir as leis impostas por um sistema que escraviza? Excluindo pessoas por ser considerada por “leis impuras” e nós somos cegos também? Para aceitar uma “ditadura dos excluídos"? Impostas pelos caras que estão tomando conta do nosso país. A cegueira que o Evangelho relata é bem mais ampla do que podemos imaginar, e hoje no mundo nos deparamos com grandes cegueiras, de pessoas que fecham os olhos para tudo que estamos vivendo de ruim nesse país.
Nesse Tempo de Quaresma que nos convida a vivermos diferente, sermos mais humanos, Deus fez o homem para ser bom e parecido com Ele, por isso devemos ser mais humanos, vamos tentar sermos melhores, nos vestir de Jesus e pedir a Jesus que nos cure das cegueiras, que faz parte da nossa vida espiritual.
-Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
-Para Sempre Seja Louvado.
(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário