Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Traição: fidelidade X lealdade


A palavra traição pode causar espanto, raiva, tristeza, frustração e até nojo para alguns, mas para mim, não.

O que é trair? Para alguns, trair é flagrar o parceiro ou parceira com outra pessoa, para mim, isso é apenas o ápice, pois quando isso acontece, a traição já tem acontecido bem antes...

Existem inúmeras formas de traição: falar pelas costas, fofocar um segredo, desejar outra pessoa que não seja o (a) parceiro (a), vingança, jurar em falso e, claro, as formas mais conhecidas e, geralmente, as únicas lembradas: pegar ou descobrir que o (a) amado (a) com outra pessoa, manterem uma relação extra, ou até que este ama outra pessoa e luta por esse amor.

Jesus sentiu-se traído por Judas Iscariotes, quando este o vendeu por quarenta moedas de prata, Ele sentiu a dor dessa traição até a morte, por causa da culpa, Judas se enforcou e não esperou o perão de Jesus. Mas Ele também foi traído por Pedro, quando este o negou três vezes no mesmo dia; na hora em que Ele mais precisava dos amigos, Pedro e todos os outros (exceto João) o abandonaram. Jesus perdoou Pedro e os outros, pois estes se arrependeram e souberam esperar o perdão do Senhor.

E quanto a nós? Sim, nós! Nós nos traímos todos os dias, seja quando não lutamos pelos nossos sonhos, seja quando passamos por cima dos nossos ideais, seja quando traímos os nossos amigos ou nosso (a) parceiro (a). Sim, nos traímos, pois quando traímos os outros, traímos primeiro a nós mesmos, já que prometemos eterno ao próximo e traímos nossa palavra cometendo um erro, contando ou fazendo uma fofoca de um amigo, beijando ou até algo mais com alguém que não é seu namorado (a). Traímos a Deus todos os dias quando cometemos um pecado, seja grande ou pequeno, para Deus o valor é o mesmo.

Deus nos perdoa sempre, desde que a gente se arrependa, e você, perdoa as traições alheias? Perdoa os outros quando é traído (a)? Pedro perguntou a Jesus, quantas vezes devemos perdoar, que lhe respondeu: “setenta vezes sete, ou seja, perdoar sempre”.

Quanto a mim? Sempre fiz uma diferença entre fidelidade e lealdade; infelizmente, não conseguimos ser fiel o tempo todo, mas podemos ser leais uns com os outros. Nem sempre fui as duas coisas, às vezes, não fui nenhuma delas. Acredito que perdoo as traições dos outros, o que não quer dizer que eu não sofra com elas. É tão difícil confiar nos outros, a traição dói, machuca, mas, sinceramente, perdoaria sim. Porém, tenho que deixar claro: perdoaria sim uma infidelidade, voltaria a ter uma relação normal, voltaria a confiar, mas não consigo perdoar uma deslealdade a ponto de manter qualquer vínculo que seja com esta, perdoar eu perdoo, mas nesse caso, não haveria amizade, namoro... Por isso, é que sempre digo a qualquer pessoa: “quando me trair, é melhor me contar, tem até o dia em que eu descobrir a verdade, depois disso, não sei”.

E você, tem algo para me contar?
(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário