Páginas

domingo, 6 de abril de 2014


V Domingo da Quaresma
Evangelho (Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45)


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.

Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.

Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judéia”.

Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Jesus ficou profundamente comovido e perguntou: “Onde o colocastes?”

Responderam: “Vem ver, Senhor”. E Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!” Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. Disse Jesus: “Tirai a pedra!”

Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”

O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”

Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

O Evangelho de hoje narra a ressurreição de Lázaro, Jesus, após a morte do amigo, vai até Betânia, encontrando Marta, irmã de Lázaro, Ele a ouvi e afirma que é a Ressurreição e a vida. Maria, irmã de Marta, ao receber o chamado de Jesus, sai correndo ao seu encontro, sendo acompanhada pelo os judeus que tentavam consolá-la. Durante sua conversa com Maria, Jesus chora e pede que retire a pedra do tumulo de Lázaro, o morto ao ouvir as palavras de Jesus levanta do tumulo e sai fazendo que muitos judeus passassem crescer em Jesus.
Hoje, o que precisamos ressuscitar dentro de nós? O amor, a pureza, esperança, a fé? Muitas vezes, ficamos presos às coisas que nos conduzem a morte e não ouvimos o chamado de Jesus que diz: “Levante-se agora!”. É mais cômodo chorar, se lamentar da “sorte”, esperar que algo mude algum dia, como se Jesus ainda não tivesse chegado ao nosso coração ou não estivesse a caminho, no entanto, Ele já está na nossa Betânia  esperando que você levante-se e caminhe.
Sabemos que dias difíceis existe e assim como Jesus chorou as lágrimas fazem parte desses dias, a momentos que chorar é o que nos ajuda a cicatrizar a dor, no entanto, Deus está a nossa espera a fim de nos ressuscitar na sua misericórdia.
Muitas vezes atordoados diante da dor, da desilusão, nos entregamos à tristeza que nos sufoca e não nos permite vermos a além do momento, Jesus é a luz que surge nesse momento trazendo-nos alegria, conforto, esperança. Basta confiar, crer, amar e nunca deixar de acreditar no amor de Deus. Ele está conosco e só nos pergunta se cremos, faça com que a sua resposta seja um sim real honesto e convicto para levantar-se diante da misericórdia do nosso Rei.


 (Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário