Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM



Evangelho (Mt 13,1-23)

—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”
Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.
É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.
Ouvi, portanto, a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.
 — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Irmãos e irmãs o Evangelho de hoje fala sobre a parábola do semeador, Jesus sempre pregou, catequizou e ensinou através das parábolas que reunia  milhares de pessoas para ouvir o Messias.
O Evangelho de hoje fala sobre semear a Palavra em todas as terras, sair soltando-as para frutificar, mas não é em todos os lugares que a Palavra permanece, outras brotavam, mas não ficam vivas, pois a terra não aceitava por alguma situação, outras não tinham raízes e algumas eram sufocadas pelos espinhos e outras caíram em terra boa dando frutos...
Pois bem caros, a palavra é semeada e jogada para as pessoas mas infelizmente alguns deixam a Palavra secar, outros não escutam então sufocam o coração para o Senhor não entrar e a palavra transformar, outros deixam que os problemas, as coisas do mundo como: Vaidade, drogas, luxuria, cobiça, consumo e as milhares de informações diária sufoquem como espinhos a entrada da Palavra do Senhor nas nossas vidas...Hoje percebemos como somos desligados da Sagrada Escritura, muitos criam desculpas para não lerem nem o Evangelho do dia, dizem que não tem tempo e outros falam que não entendem  e jogam a oportunidade de conhecer Jesus e acolher sua Palavra na vida.
Devemos ouvir atentamente, acolher e buscar compreender a Palavra, não devemos ser pessoas que tem ouvido mais não escuta, tem olhos mais não ver, não tem como conhecer Jesus sem conhecer a sua Palavra, não podemos amar aquilo que não conhecemos.
Os católicos tem fama de não lerem a Bíblia isso já se cultuou na sociedade, mas muitos e muitos católicos tem grande entendimento da Palavra, buscam conhecer e se abrem totalmente ao Senhor fazendo que essa semente gerasse outras sementes e frutos, pois quem conhece a Palavra quer espalhar para todas as nações, todos os povos e todas as terras...
A palavra segundo o Evangelho deve fazer parte da nossa família, ser refletida diariamente, pois quem a deixa apenas em cima de um cômodo da sala ou do quarto e não aproveita os seus ensinamentos o pouco do conhecimento da Palavra que tem será tirado, esquecido, perdido e tudo provocado pelo maligno, pois não buscaram o fortalecimento que a Palavra do Reino tem...
Irmão e irmãs conhecer a Palavra é muito importante para um cristão católico, que possamos sermos semeadores Dela nos hospitais, presídios, asilos, escolas e nas famílias pois o mundo está carente de Jesus e depende de todos nós Igreja preencher essa carência que existe,  como disse o Apóstolo Paulo: Ai de mim se não  anunciar  o Evangelho (1Cor 9, 16). Como o Papa Francisco disse na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium: Todos somos chamados a crescer como evangelizadores e deixarmos os outros nos evangelizem.
 -Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Para Sempre Seja Louvado.


(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário