Páginas

domingo, 6 de julho de 2014


XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

Evangelho (Mt 11,25-30)

—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

 — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 O Evangelho de hoje começa com uma oração de agradecimento feita por Jesus ao Pai; nessa oração, Jesus agradece por tudo que o Pai tem feito e realizado através Dele, de acordo com a vontade do próprio Pai. Ele afirma ainda que quem O conhece, conhece também o Pai, ou seja, Ele deixa claro o que diz em outras passagens: Ele e o Pai são um só e o único caminho para chegar ao Pai. E como caminho, Ele nos oferece o Seu amor, Seu caminho, Ele se oferece para retirar das nossas costas o fardo que carregamos, se oferece para descarregarmos o peso que tanto nos aflige. Jesus nos mostra com todo Seu amor e fidelidade ao Pai, que é possível sim, encontrarmos o Reino de Deus, caminhando a Seu lado, esse Reino se torna algo real, pois Jesus é o nosso Deus, um Deus imanente que caminha conosco, um Deus que é manso e humilde de coração, que por amor acolhe a todos e nos carrega em Seus braços quando o fardo parece nos derrubar, um Deus que acolhe todos os pequeninos, principalmente. Estes, que são injustiçados, humilhados e que cansaram de correr contra a maré, são tocados pelo coração humilde e manso que Jesus possui e, por isso, a estes é revelado os nos de amor do Senhor.


(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário