Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013



II DOMINGO DO ADVENTO

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco
.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”.

O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”.

E o anjo retirou-se.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


 O Evangelho narra a Anunciação do Anjo a uma Virgem prometida em casamento a um homem chamado José, o Anjo disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”, essa saudação demostra o tanto que Ela era uma boa Serva do Senhor e puritana, e encontrou graças diante de Deus, e Deus a chamou para uma Missão. Acredito que a Virgem Maria ficou assustada a se deparar com um Anjo tão cheio de Luz na sua frente, um Anjo mensageiro que trouxe uma notícia, e precisava levar uma resposta, uma resposta que ia dar um novo rumo ao Universo.

Então o Evangelho, nos faz pensar em apenas uma palavra o Sim da Virgem Maria, que concedeu no seu ventre o Salvador. O Sim transformador, um Sim que mudou a história da humanidade, o Sim de Maria a Deus, o Sim que poderia ser “Não”.

 Mesmo com todas as dificuldades que poderia enfrentar ou as dores que iria sentir, ela poderia ter escolhido dizer “Não” e viver uma vida “superficial”, fazendo outras escolhas na vida. Mas, o Anjo ouviu fiat ( Faça -se em mim segundo a tua palavra), e com certeza alegrou o coração de Deus, pois o teu Filho ia ter uma Mãe, uma Mãe simples da Galileia, uma Mãe que confiou em Deus toda a sua Vida, todo o seu caminho e consagrou todas as gerações com esse Sim, o Sim da Salvação.

Maria com o Sim se colocou a disposição de Deus, fazendo-se serva, se entregou a Missão de gerar, educar e cuidar do Filho do Altíssimo. Se tornando um modelo de Mãe, que todas as mães da terra poderiam segui-lo, já que muitos de nós seguimos modelos impostos pela sociedade.

“O povo te chama de Nossa Senhora Por causa de Nosso Senhor, o povo te chama de Mãe e Rainha porque Jesus Cristo é o Rei do Céu. Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus, mais bonita é saber quem tu és; não és deusa, não és mais que Deus”. Essa Música de Padre Zezinho mostra totalmente o papel da Virgem Maria dentro da Igreja Católica, Ela é um exemplo a seguirmos, um exemplo de sempre dizer Sim a Deus, um exemplo de santificação de intimidade com Deus.

E você já deu o Sim a Deus?  O sim de servir e cuidar das obras do Senhor, ser Igreja, ser fiel como Maria foi?

Que possamos refletir nesse dia da Imaculada, um Sim que possa nos consagrar a Deus, Ele já te chamou como chamou Maria, Maria respondeu fiat, mas nós respondemos? Ou fingimos não ter ouvindo?

(Geo Feitoza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário