Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

3º Domingo do Tempo Comum 

Evangelho (Mt 4,12-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: ”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


O Evangelho de hoje narra o começo da vida pública de Jesus. Inicialmente, para cumprir o que dizia a Escritura, Ele se muda deixando Nazaré e indo para Cafarnaum, sendo uma luz para aquele povo ao qual não se esperava nada de bom. Em sua pregação, Ele é radical assim como João e pede conversão os que desejam o Reino. Em seguida, vamos Jesus chamando Simão Pedro e André e mais adiante, a Tiago e João. Estes, o seguem imediatamente ao ouvirem seu convite. Por último vemos que Jesus andava a Galiléia ensinando, pregando e curando.
Diante de tantas informações, devemos prestar atenção em cada uma dessas situações. Primeiro como Jesus, devemos ser missionários, sair da zona de conforto, não necessariamente da nossa terra-embora se faça necessário algumas vezes-, mas parar de esperar que venham até nós e irmos ao povo e espalhar a palavra focando em conversão. Segundo, ficar atento ao chamado de Jesus, Ele nos chama diariamente, porém ao invés de seguirmos como estes fizeram, nós ficamos parados, ignoramos a voz de Jesus e deixamos que Ele passe por nós; devemos prestar atenção ao chamado e seguir convertendo-nos diariamente.
Terceiro, ensinar ao povo, pregar ao povo, espalhar a Boa Nova, há um Jesus sedento de amor esperando por muitos que nós podemos indica-lo, irá segui-lo, mas Ele espera, especialmente por nós; Jesus cura cada um de nós hoje, não apenas das enfermidades físicas, mas principalmente das enfermidades psíquicas e espirituais.
Lembre-me quando comecei a servir ao Senhor, no início, eu tinha uma sede enorme de servir, era uma sede enorme e assim como bebemos qualquer líquido para matarmos nossa sede até chegarmos à água, eu entrei em todos os grupos, pastorais e movimentos possíveis na Igreja. A cada dia, eu ia cerca de três reuniões diferentes, conheci muita gente, muitos carismas, mas eu tinha que me encontrar, pois fazer tudo não me permitia fazer bem feito e mencionar Jesus por inteiro. Três anos depois que comecei, optei pela a catequese de Primeira Comunhão e pela a juventude, hoje sou catequista e tenho duas turmas concluindo e já formei uma. Sou vice-coordenadora da JMV na minha cidade e já sirvo na zona alto oeste como vice- coordenadora e represento a JMV na Diocese. Cada um desses passos aumenta minha responsabilidade de estudar, aprender, mas acima de tudo, de ser humilde e anunciar Jesus Vivo. Chamar a todos à conversão indicar O caminho e ser fonte de graça e bênçãos.
Convido hoje cada um a descobrir seu modo de servir, levante-se, saia da zona de conforto, pregue a conversão, caminhe e chame a todos a seguir Jesus, anuncie o Reino, deixe-se ser tocado e conduzido pelo Senhor, não seja insensível ao seu chamado, Ele está te convidando da mesma forma que chamou a Simão que chamou a João, que chamou a todos outros, venha, ouse. Ele não vai descansar enquanto não te tocar com seu amor e por fim, como diz a canção, Jesus nos convida a nos fala todos os dias, dizendo: “Eu espero por você, não me canso de esperar, a porta aberta vou deixar se quiser pode entrar”.

(Maria José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário